agosto 21, 2012

Horacio Coppola no IMS

Se você acha que globalização é coisa de gente hiper-moderna, é porque não foi ver Luz, Cedro e Pedra no IMS.

A mostra fotográfica celebra o encontro artístico do argentino Horacio Coppola com as esculturas do barroco Aleijadinho, cujo resultado foi uma exposição em Buenos Aires e a publicação de um livro contendo 96 fotografias.

O Instituto Moreira Salles adquiriu de Coppola seu caderno de anotações da viagem a Minas Gerais entre julho e agosto de 1945. Trata-se de um diário minucioso de todo trabalho realizado.

Em uma página, o fotógrafo anotou a data, o lugar e o objeto fotografado assim como o número de tomadas realizadas; na página ao lado, o tipo de objetiva, de máquina, a distância, o material utilizado, o diafragma, a intensidade de luz, o tempo de exposição, às vezes até a hora do dia para cada obra ou detalhe. Também há esquemas e desenhos ilustrando a tomada.

O caderno é um instrumento extraordinário da cuidadosa preparação e do domínio técnico materializados nas imagens de cada escultura.

Onde: IMS
Endereço: r. Piauí 844 - Higienópolis
Quando: terça a domingo, das 13h às 18h.
Até 11 de novembro.

Entrada gratuita.

PS- Desconfio que o artista seja parente do diretor Francis Ford Coppola (quem assistiu Tetro, sabe do que estou falando) rsrsrs.
.