dezembro 16, 2017

Ready made in Brasil na FIESP - até 28/1/18

Em 2017, "Fountain" (Fonte, 1917), obra ícone de Marcel Duchamp, completa 100 anos desde que foi apresentada, de forma anônima, como um objeto de arte no importante Salão dos Artistas Independentes de Nova York.

No Brasil o ready made chegou na década de 1960, a partir dos (pop) concretos e neoconcretos. 

Vamos, vamos?

http://centroculturalfiesp.com.br/evento/ready-made-in-brasil

dezembro 15, 2017

Retratos na FIESP - até 27/12

O retrato é o gênero dominante na fotografia e tem sido reconfigurado desde os primeiros passos da invenção deste meio de comunicação em 1839. 

E até 27 de dezembro a FIESP expõe retratos de famosos e anônimos registrados pelas lentes de célebres fotógrafos como Martin Parr, Paolo Pellegrin, Elliott Erwitt, Philippe Halsman, Bruce Gilden e Steve McCurry.

Philippe Halsman mostra seu famoso ensaio Jump, onde apresenta as personalidades como Grace Kelly, Salvador Dalí, Muhammad Ali, Marilyn Monroe e Jerry Lewis em ação; Bruce Gilden revela imagens nas ruas de Nova Iorque; Martin Parr apresenta seus autorretratos;  Elliott Erwitt explora fotos de famílias; Steve McCurry exibe suas clássicas imagens coloridas na Ásia e Paolo Pellegrin expõem as personalidades do cinema como Brad Pitt, Penélope Cruz, Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

Vamos, vamos?

http://www.sesisp.org.br/cultura/exposicao/retratos-dialogos-da-identidade.html

dezembro 04, 2017

Casa Juisi

Visitar o Juisi by Licquor é up na certa (pura viagem no tempo e de espaço) por isto fiquei desolada quando a casa na alameda Tietê fechou (snifff)...

Qual a minha surpresa ao descobrir que migrou para a Sé (rua Roberto Simonsen 108) e hoje abriga um acervo com mais de 35 mil peças?!

# partiu: https://www.facebook.com/CasaJuisi

PS- Para saber do que estou falando, vai lá: http://ffw.uol.com.br/noticias/moda/com-35-mil-pecas-de-acervo-casa-juisi-oferece-experiencia-unica-para-quem-gosta-de-moda/


dezembro 02, 2017

Primeira e última Super-lua de 2017

É neste domingo, 3 de dezembro, a primeira e última super-lua de 2017.

O fenômeno ocorre quando a Lua atinge seu ponto de maior proximidade em relação à Terra, o perigeu, algo que já aconteceu quatro vezes neste ano, mas na fase nova.

No entanto, o domingo será de Lua cheia, e o astro deve aparecer cerca de 7% maior do que o normal no céu noturno!

Pouco antes da meia-noite de 4 de dezembro, o satélite chegará a aproximadamente 357 mil quilômetros da Terra.

Se 2017 foi escasso em termos de Superluas, 2018 deve começar a todo vapor, já que serão duas "edições" do fenômeno somente em janeiro, nos dias 2 e 31. Esta última ainda terá um acréscimo: um eclipse lunar total, mas que só será visível na Austrália (snifff).

Vai lá: http://www.huffpostbrasil.com/2017/12/02/primeira-e-ultima-superlua-de-2017-acontece-neste-domingo_a_23295096/?utm_hp_ref=br-homepage