Chérie,
está rolando uma exposição maravilhosa no Masp chamada
6 bilhões de Outros (para expandir nossa visão de mundo e ver que o universo não gira em torno do nosso umbigo) rsrsrs, vai lá:
http://www.6billionothers.org/index.php
Yann Arthus-Bertrand, realizador do projeto Terra, entrevistou 5.600 pessoas em 78 países fazendo 40 perguntas.
Alguns depoimentos marcantes (para mim): quando o documentarista pede a um senhor muito simples mandar sua mensagem para o mundo, e ele com baixa autoestima, responde que ninguém ouviria ou prestaria atenção nele por ser analfabeto (chorei cântaros) e outra que, para fugir da miséria, casou sem amor.
Mas tem coisas legais também, como uma mulher que diz que o marido vale mais que um baú cheio de ouro, por ser um homem bom; e outro que fala para acreditar até no impossível (quando ele sofreu um acidente, disseram que jamais teria uma vida normal, mas hoje ele surfa, faz aquilo que gosta... Disse ainda que todas as pessoas tem alguma deficiência seja física, emocional ou espiritual, e que a dele era a mais simples). Lindo, não?!
Lá dentro tem ocas temáticas, comecei pela tenda do genocídio em Ruanda e fiquei tocada com o depoimento de uma vítima (as atrocidades sofridas) e o consolo que recebeu de uma senhora mostrando humanidade, para enterrar o seu bebê. Ao mesmo tempo fiquei com nojo dos que mataram (confesso que não aguentei assistir, era demais para mim).
Fui para a oca do perdão e fiquei sem chão ao ouvir as histórias terríveis (a capacidade maligna do ser humano) e ao mesmo tempo admirada de ver a resiliência das pessoas. Uma senhora da Turquia chamou a minha atenção: ela descobriu que estava com um tumor no cérebro, não conseguia falar com ninguém assim que saiu do consultório (sentiu-se desamparada, sozinha); mas depois que foi operada, aprendeu a priorizar o que é importante, não vê quem não tem vontade, dá valor a cada segundo para celebrar a vida.
Passei pelas tendas sentido da vida e sonhos, e fiquei com o coração apertado por constatar que fazemos parte de uma geração com sonhos tímidos e sem saber qual o sentido da vida...
Ah, não deixe de ver o especial SP, que mostra o caldeirão de etnias que construiu e constroi a nossa cidade e o making off (wow, tudo o que eu queria era fazer parte de um projeto deste ; )!
Bjs,
KT
Vai lá: MASP - 6 bilhões de Outros (20 de abril a 10 de julho de 2011).